quinta-feira, janeiro 06, 2011

Carnapedia: Dia de Reis

Hoje é Dia de Reis.

O primeiro Dia de Reis foi comemorado no dia 06/01/0001. Foi neste dia que os Três Reis Magos chegaram em Jerusalém para visitar o menino Jesus. Ao contrário do que muitos pensam, Paulo Coelho não foi um desses Reis Magos.

Os três reis magos eram Baltazar, Belchior e Gaspar. Eles deviam ser parentes da Virgem Maria ou de José para viajar 6 dias de camelo para ver um recém-nascido. Trouxeram vários presentes para os pais e para a criança. Ouro para a Maria, incenso para José e mirra para Jesus. Seja lá o que for mirra. Em troca, cada rei mago ganhou um potinho cheio de MM's coloridos dentro de lembrança.

Quando foram embora, precisavam dar comida para seus camelos. Encontraram várias botinas cheias de capim na porta de alguma casas e sem pedir, deram para seus camelos comerem. Deixaram um MM dentro de cada botina em troca.

Foi daí que surgiu a tradição de nesta noite, as crianças colocarem seus sapatinhos na janela cheios de capim para que no outro dia eles apareçam cheios de doces. Neste período do ano, todas as crianças ficam com os pés muito sujos, pois no natal tem que deixar as meias na janela para o Papai Noel deixar os presentes e logo depois do reveillon tem que deixar os sapatos com capim para ganhar doces. Só depois do dia 06 de janeiro é que as mães lavam as meias e os sapatos das crianças e elas podem calçar de novo.

A tradição também fez com que muitas pessoas comessem Bolo-Rei, onde em alguns bolos, era encontrado fava e um brinde. A pessoa que encontrasse a fava no bolo, deveria pagar o bolo no ano seguinte. Não é de se espantar que logo logo as pessoas deixaram de comer bolo-rei com medo de encontrar a tal da fava e ter que pagar bolo no ano seguinte. Os bolo-rei foram abandonados e mofaram nas prateleiras das padarias. O bolo-rei com brinde teve que evoluir e hoje é encontrado no formato de kinder-ovo.

Muitas cidades mantém a tradição de neste dia sair cantando na porta das casas alheias para ganhar comida e guloseimas.

Como podem perceber, visitar uma criança quando ela acaba de nascer pode fazer com que você ganhe fama e que com o tempo, todos festejem sua visita com bolos, cantorias e comida.

Nenhum comentário: