domingo, agosto 13, 2006

Caminhada de Fé



Este fim de semana fui até Patrocínio. Cidade que fica à 150Km aqui de Uberlândia. No meio do caminho, existe uma pequena cidade. Romaria. Cidade pequena de tamanho, mas pelo que ví, gigante de fé! A cidade está em festa. Nesta terça-feira acontece a celebração para a Santa, padroeira da cidade e região. Nossa Senhora da Abadia.

Tá, mas e daí? E daí é que existe um grande costume da população da região de agradecer as bençãos recebidas pela Santa. E eles agradecem indo até a cidade e rezando para a Santa.

Tá, mas e daí? E daí, é que essa peregrinação até Romaria, é feita pela grande maioria das pessoas, à pé. O caminho de Uberlândia até o trevo de Romaria, neste fim de semana, é praticamente tomado pelos romeiros, que andam, debaixo de sol, ou à noite, 70 Km à pé até a cidade. São jovens, velhos, crianças, magros, gordos. Enfim, todos que possuem fé em Nossa Senhora da Abadia.

E não é daqui de Uberlândia que partem os fiéis à pé não. Saem de Patrocinio - 70 Km, Patos de Minas - 150 Km e muitos outras cidades da região. Muitas barracas e carros estão pelo caminho para ajudar as pessoas.

Por todo o caminho, observei àquela romaria movida pela fé. Movidae pelo simples desejo de agradecer. Não pude deixar de pensar na minha vida e questionar realmente o que é a fé. A Fé é andar debaixo de sol por 70 Km para ver uma imagem de gesso? Fé é submeter-se à sacrifícios físicos para ficar 5 segundos frente à imagem da Santa? Se for, realmente não tenho fé. Na verdade, não consigo entender o que é isso.

É estranho e ao mesmo tempo muito bonito. É interessante ver como as pessoas são diferentes! Por que não ajudar pessoas carentes para agradecer uma benção recebida? Por que não sacrificar-se para dar algo de bom para quem necessita de ajuda? Quem vai entender o ser-humano né?

Dizem que a Fé move montanhas. Neste caso, a Fé podia pelo menos mover a imagem da Santa para a casa de cada um, para terem que evitar uma caminhada tão desgastante.

3 comentários:

outsider® disse...

vc reparou que eu sempre venho aqui e não comento? não neh, imaginei isso,


Não sou uma pessoa religiosa, mas se isso os engrandece a mente, e lhes ajuda a ter determinação, tomara que consigam canalizar isso pra algo útil... senão, o brasil vai falir com as igrejas evangélicas...

Anônimo disse...

Oi Namorado...
Concordo com você que existe outras formas de agradecer a Bênção recebida sim, mas que é bonito de ver a fé das pessoas é viu? E olha que você nunca foi lá ver de perto. É encantador!!! Abraços da Namorada.
PS: Você andava sumido do blog :(

Eu disse...

É isso mesmo pessoal... acho que fé não se explica, nem se discute. É uma coisa interior de quem tem.

Realmente é muito bonito ver essa caminhada de fé das pessoas... e um dia vamos lá ver a Nossa Senhora da Abadia... mas vamos de carro e num dia vazio, num é Namorada?