segunda-feira, setembro 07, 2009

Carnapedia: 7 de Setembro ou Independência do Brasil

Sim amigos, hoje é feriado! Hoje, nós brasileiros, comemoramos a Independência do Brasil. (claro né! não iríamos comemorar a independência de Botswana).

Tudo começou quando Pedro Álvares Cabral chegou aqui. Ele deu um chute na bunda de alguns índios, trocou uns espelhos por alguma comida e ...... ok.... esta é uma outra história e outro feriado. Vamos à independência.

Como o próprio nome indica, até esta data, o Brasil era dependente de Portugal. A familia real portuguesa mandava e desmandava nessas terras. Não tinha pra ninguém. Quando seu filho, Don Pedro completou 18 anos, ele disse que queria sair de casa, estudar fora e se divertir. Foi despachado para o Brasil.

Lá pelo idos de 1800, Napoleão Bonaparte tava descendo o cacete em tudo e em todos na Europa. A familia real portuguesa resolveu então tirar uma férias nas praias brasileiras. Fizeram um pacote com a CVC Náutica e se mandaram pra cá. Chegaram aqui em 1802 aproximadamente.

O pau cantou sereno em Portugal neste período de ausência da família real e em 1819 eles tiveram que voltar pra por ordem na casa de lá. Deixaram pra trás, nosso grande herói - Super Man D. Pedro de Alcântara - que foi nomeado como príncipe regente.

As coisas complicam um pouco daqui pra frente, mas em 9 de Janeiro de 1822 D. Pedro, pressionado para voltar pra Portugal acabou aceitando a idéia de seus amigos e arrumar uma brasileira baranga como desculpa para não voltar. Já na escadinha de embarque do avião, D. Pedro vira-se e grita: "Se é para a felicidade de todos e para o bem geral da Nação, digam pra Edileuza que eu fico!" Este nobre ato fez com este dia ficasse conhecido como o Dia do Fico.

A partir daí, conspirações políticas rolaram por todos os lados. No dia 7 de Setembro de 1822, D. Pedro dava um rolê às margens do rio Ipiranga quando recebeu uma carta de seu pai pedindo que ele voltasse à Portugal. D. Pedro ficou puto da vida, afinal de contas já era "de maior". Desceu de seu cavalo, sacou sua espada e gritou: "Thunder, Thunder, Thundercats, ôôôôôôôô""Independência ou Morte".

A notícia dessa independência só chegou em Portugal em agosto de 1825, mas até lá, já tinham inventado o pão de queijo, a caipirinha, a capoeira, a escola de samba e ainda nomearam D. Pedro como D. Pedro I.

Todos viveram felizes para sempre e neste dia de hoje, todos comemoram este nobre ato.

Nenhum comentário: