terça-feira, junho 20, 2006

ACORDES NO CAMINHO



Quando comecei a aprender a tocar vilão, passava aperto com os e com os MI. Ainda nem pensava em ou em , que são pestanas e este medo ainda ia demorar para começar. Com o tempo, comecei a me aventurar com músicas com mais de 3 acordes até que surgiu o . Maldita nota. Malditas cordas. Malditos dedos que não conseguiam fazer nada certo.

O tempo passou e junto com o , veio o e também alguns acordes menores como o Bm (SÍ menor) ou F# (FÁ sustenido). Minha mente começava a dar nós e meus dedos doíam cada vez mais.

- "Onde estão os SOL, LÁ e RÉ??" - pensava enquanto massageava meus dedos.

Para aliviar minha dor, um dia me aparecesse um novo acorde. Não, ele não era uma pestana. Simples, correto? Sim, basicamente sim. Era um D/F# (RÉ com o FÁ sustenido no baixo). Realmente muito simples se eu tivesse uns 8 dedos em cada mão, divididos em posições estratégicas. Lá se foram meus dedos novamente até me acostumar com esses bizarros acordes que usam 4 dedos.

Hoje, após um grande tempo praticando, ainda sou um amador no violão. Sou péssimo de teoria e arranho algumas musicas. Mas pelo menos, uma coisa mudou. Não me assusto mais com os Gsus4, Am6/F# ou F#m/C°m7. (ok ok... acho que esse último não existe.)

3 comentários:

Anônimo disse...

cara... muito bom esse ístorinha dos acordes, todo mundo tem essa batalha com fás e sís, eu cheguei até a pesquisar uns quatro anos atras (quando comprei meu violão) se existia alguma variação de Fá e Sí q não usase pestana xD asuhuashauaus... não me peça pra comentar sobre o videozinho.. .sendo mancadas ou não.. .eu continuo não gostando d soccer.... e de mania d comentar no cabralminante eu nem uso mais outra linha, apenas reticencias infinitas...........................................................

Anônimo disse...

Hehehe...perfeito! O bom dos acordes é que o que era super difícil passa a ser super fácil depois...E claro que poderíamos fazer todos sem pestana, mas eu não posso ensinar isso para os meus alunos, porque aprendi com o Vã Dãime que o pupilo tem q sofrer no aprendizado...

Eu disse...

Meu rei.... eu sei muito bem que você aplica essa tática do Vãn Daime com seus alunos né....ahhahahaa..... pobres dedos meus!!