sábado, março 14, 2009

Google Reader

Faz algum tempo que quero escrever sobre o Google Reader, mas nunca tive tempo. Resolvi ir montando este post com calma e quando ele estivesse OK, publicaria. Então, cá estamos.

Como todos sabem, a quantidade de informação produzida hoje na internet é extremamente grande. Portais, blogs, twitters, sites, são milhões de fontes de informação. Procurar uma notícia que te interessa é relativamente fácil, mas é possível acompanhar todas estas notícias?? Pelo modos convencionais, creio que não. Acessar todos os sites que te interessam para ler suas notícias pode consumir um bom tempo do seu dia.

E é aí que o Google Reader entra. Sua função, nada mais é do que ser um agregador ou um "ajuntador" de notícias. Em resumo, você cadastra os sites que costuma ler e o gReader vai lá e busca todas estas notícias e armazena pra você. Quando você tiver tempo, você vai lá e lê. Simples não?

Mas posso fazer isso com qualquer site? Praticamente todo site que se preze hoje em dia distribui seu conteúdo via FEED ou RSS. Basta encontrar o ícone referente (este alaranjado ao lado) e pronto! Ou você pode adicionar um site, diretamente de dentro do gReader, bastanto inserir o endereço do site no campo de inscrição.

Vamos exemplificar pra facilitar. Suponha que você adore os textos que o Carná coloca no excelente Blog do Carná. Maaaas, como ele coloca vários textos no blog e nem todo dia você consegue acessar, você acaba perdendo algum texto e quando acessar novamente, você não lembra mais onde parou. Então, você acessa o Blog do Carná, procura pelo símbolo do RSS, clica e na tela que abrir (Subscribe Now), você escolhe a opção do Google e depois ADD TO GOOGLE READER.

Pronto! O Blog do Carná estará cadastrado no seu gReader e todos os posts que eu fizer, ficarão guardados lá pra você ler quando quiser. Outro detalhe interessante é que você passa a ler as notícias diretamente no gReader, sem precisar acessar o site para isto.

A partir daí, é só ir cadastrando os sites que mais lhe interessam, os blogs mais interessantes ou mesmo as sessões de grandes portais para que todas as notícias sejam coletadas para você.

Você pode adicionar um marcador nas notícias preferidas para voltar a lê-las depois e também pode compartilhar notícias que ache interessante. Todos os seus amigos do gTalk que utilizem o gReader verão a notícia que você compartilhou.

Existem várias outras ferramentas como o gReader no mercado. Utilizo esta pois está integrada à minha conta do gMail e tudo fica mais fácil e ágil.

O único porém da utilização deste serviço é que é meio viciante. Ler todas as notícias que estão no seu gReader costuma ser uma questão de honra e dependendo do tanto de inscrições que você possua, isto pode gastar um bom tempo do seu dia. Tenho hoje, 58 inscrições.

Use com moderação e entre nesse mundo, sem volta, dos agregadores de notícia.

Nenhum comentário: