terça-feira, julho 21, 2009

Carnapedia: Chegada do Homem à Lua

Nesta semana, o mundo está comemorando 40 anos da chegada do homem terrestre na Lua. Em Marte, esta data foi comemorada há 3256 anos atrás. (povinho evoluído esses marcianos viu).

Pelo tanto que a Lua é longe e já faz 40 anos que o homem chegou lá, imagino que eles devem ter saído da Terra pouco depois do natal do ano 300, D.C.

Naquela época era difícil conseguir carona. Não pela violência, como ocorre hoje, mas pela pouca quantidade de carros que circulavam por aí. E ainda mais para caber 3 astronautas.

A chegada na Lua era para ter ocorrido algumas semanas antes de 20 julho de 1969, mas a saída da Terra foi um pouco confusa e somente na 11ª versão na nave Apollo é que a coisa engrenou.

Os atrasos na saída fizeram com que a nave se aproximasse da Lua na semana da Lua Nova e não na Lua Cheia como planejado. Como na Lua Nova não existe lua no céu, os astronautas ficaram sem saber pra onde ir e vagaram pelo espaço sem rumo. Somente uma semana depois, quando vislumbraram os primeiros traços da lua crescente é que viram o caminho a seguir. Perderam tempo pra caramba.

Mas como Deus é terráqueo, ele acabou fazendo tudo dar certo. Os 3 astronautas pousaram na Lua e realizaram diversas tarefas. Andaram de bug pelas areias lunares, fincaram uma bandeira, coletaram pedras e jogaram um futebolzinho de mentira.

Em suma, eles poderiam ter ido pra Maceió que conseguiriam fazer tudo isso e nem precisariam usar aquelas roupas de frio todas.

Um dos grandes experimentos da humanidade que não foi reproduzido na Lua, foi plantar uma semente de feijão enrolada em algodão com água. Até eu já fiz isto no meu banheiro e os astronautas não conseguiram fazer lá.

Gosto da ideia dos países mandarem astronautas para o espaço, mas definitivamente eles tem que arrumar coisas mais interessantes pra fazer quando chegarem. Viajar este tempo todo pra coletar pedrinhas no chão me deixaria com uma leve sensação de frustração.

Esta é minha humilde homenagem à estes seres-humanos desbravadores do espaço.

Nenhum comentário: