quarta-feira, dezembro 29, 2010

Carnapedia: Reveillon

O reveillon nada mais é do que o aniversário da Terra. A unica diferença entre esta festa e a sua festa de aniversário é que esta acontece duas vezes por ano. Começa no dia 31 e termina dia 01 do outro ano.

A palavra reveillon tem origem no latim. "Reven" que significa cara e "Eyllon" que significa encher. Reveillon nada mais é do que a celebração mundana terrestre com o objetivo de encher a cara.

Todo ser-humano que se baseia em um calendário do windows anual, comemora o reveillon. Os primeiros habitantes da terra que comemoraram o reveillon foram os egípcios no ano de 3750 antes de Cristo. Foi uma típica festa de reveillon.  Nesta época, a estrela Sirius alinhava-se com a estrela Canopus no rumo Sul ao centro da Via-Láctea; exatamente a zero-hora sobre as Pirâmides de Guiza. O mais intrigante porém, não é nem saber como eles arrumaram as garrafas de Cidra Cerezer para estourar, mas sim, como eles sabiam que horas que seria a meia-noite?

Enfim... aqui no Ocidente, somente no ano de 46 antes de Cristo que o governador romano Julio César decreto o 1 de Janeiro como o Dia do Ano-Novo. Este dia era dedicado ao Deus Jano, o Deus dos Portões. Não é de se estranhar que neste dia todos os porteiros pedem folga de seus serviços. Poucos conseguem.

Promessas e Decisões de Ano-Novo são comuns neste dia. Mas a maioria sempre repete a dos anos anteriores, já que nada será feito mesmo.

Portanto, neste Reveillon, não esqueça de encher a cara, de dar um forte abraço no porteiro do seu prédio e de guardar com carinho as promessas e decisões que fizer, para serem usadas no ano que vem de novo.

Um comentário:

Mi disse...

Jesus. Onde será que esse moço arruma tanta imaginação?