quinta-feira, junho 11, 2009

Carnapedia: Corpus Christi



Se você acha que o feriado de Corpus Christi foi feito para comemorar o novo lançamento do saboroso iorgute lançado pela Danone, você está ligeiramente enganado. Feriado é bom, mas não é um simples iorgute que vai fazer tudo mais fácil, correto?

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, em latim e é a celebração da presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. (hã?)

A comemoração de Corpus Christi foi instituído lá pelos idos de 1264 pelo Papa Urbano IV e deve ser realizada na Quinta-Feira após a Festa da Santíssima Trindade, que por sua vez deve ser celebrada no Domingo após Pentecostes, que por sua vez é transmitido todos os dias, após a novela das oito, com reprises dos melhores momentos antes da Sessão da Tarde.

A celebração de Corpus Christi não vingou muito no mundo, porque logo depois de decretada, o Papa Urbano IV morreu e o povo não deu muita moral para uma celebração criada por uma pessoa que decreta e morre em seguida.

Mas nem tudo estava perdido. Algumas igrejas na Alemanha perceberam que aquele simples decreto do falecido Urbano IV tinha um belo potencial para um dia, se transformar em um feriado e mandaram ver na comemoração. A simples possibilidade de ser criado mais um feriado no mundo fez a coisa toda pegar fogo. Rapidamente as celebrações tomaram a Alemanha, depois França e Itália.

Não se sabe exatamente quando a celebração virou um feriado. Mas as pessoas saem às ruas até hoje para comemorar mais esta marcação vermelha em nossos calendários.

É costume nesse dia, as pessoas levantarem cedinho para enfeitar as ruas com enormes tapetes feitos de serragem colorida. São centenas de metros com desenhos de todas as formas. Depois de feitos, os tapetes servem como passagem de longas procissões, com todos rezando e agradecendo um monte de coisas.

A sujeira da serragem vai longe e não é de se espantar que somente os limpadores de ruas não gostem deste feriado. Eles tem razão.

Em algumas cidades, a serragem é substituída por vidro moído e algo me diz que ninguém pisa neles. Eu acho.

Um viva ao Papa Urbano IV por criar um feriado onde um bando de homens celebra o corpo o de outro homem. A igreja deve ter orgulho de você.

Nenhum comentário: