quinta-feira, janeiro 28, 2010

The Real Sims - Ligação de Energia - Parte 1




Dias desses, a Namorada e Eu resolvemos que já era hora de ligar a energia no nosso novo e desabitado apartamento. Vamos começar a arrumá-lo e certamente precisaríamos de energia elétrica lá para a conclusão de algumas tarefas.

Bastava ligar para a CEMIG e solicitar que instalem o padrão do seu apartamento, certo?

Quase isso. A saga começa com uma tradicional ligação no atendimento. Amáveis  e educadas mocinhas te atendem. Você solicita uma nova instalação e ela coleta alguns dados, endereço, deixa você escolher a data de vencimento da conta e quando parece que tudo vai bem, ela solta a fatídica pergunta:

_"Que tipo de ligação o senhor deseja?"
_"Errr... assim... é uma ligação nova!"
A educação e amabilidade começam a desaparecer da voz da atendente.
_"Sim senhor. Isto eu já sei. Preciso saber que tipo de ligação será feita no imóvel?"
_" ..... "
_"Senhor???"
_"Quero uma ligação.... de... da ... energia!?"
Já bem puta da vida.
_"Senhor, preciso saber se é o disjuntor é monofásico, bifásico ou trifásico!"
_"WHAAAT????"

Mocinha, desculpe mas não sei nada disso. Informei à ela que não fazia a menor idéia e ela me deu uma aula de engenharia elétrica. Falou de cada tipo, dos diferentes padrões, explicou até a cor do fios que existem nas ligações. Ao final da explicação, respondi bem confiante:

_"Não sei."

Tive que ir ao prédio e por sorte, achar um vizinho com doutorado em elétrica que me informou as especificações do prédio. Transmiti as informações e o chamado para ligação foi aberto.

_"Senhor, a CEMIG leva até 3 dias úteis para estar fazendo a vistoria e caso não haja irregularidades, mais 3 dias úteis para estar fazendo a instalação."
_"Ok."
_"Mas para que seja encaminhada a ordem de vistoria, o senhor precisa estar indo à uma agência dos correios ou na CEMIG e estar levando os documentos para estar confirmando as informações."
_"...."
_"Senhor?"
_"Ok. Obrigado."

Por uma benção dos céus, há uma agência dos correios há 2 esquinas da minha casa. No dia seguinte, fui até lá antes de ir para o serviço.

_"Bom dia. Vim trazer meus documentos para confirmar minha solicitação de ligação de energia que fiz na CEMIG."
_"Senhor... somente pode ser feita em uma agência dos correios."
Olhei em volta. Tudo era amarelo e com o símbolo dos correios. Meio titubiando nas palavras eu disse:
_"Massss.... aquiiii..... ????" (sobrancelha levantada)
_"Só nas agências centrais, da rua X, da rua Y e da rua Z."

Nada podia ser tão fácil assim.

Na hora do almoço, fiz a confirmação em uma dessas agências e aí foi só esperar. Mal sabia que o pior ainda estava por vir.

Continua no texto abaixo...

Nenhum comentário: